O cesto de tesouros (jogo herustíco), foi cunhado pelo pisicólogo infantil Elinor Goldschmeid no início dos anos 1980. O jogo herustíco é dividido em duas etapas, é utilizado com crianças, apartir do momento em que elas conseguem sentar, até cerca de 16 ou 18 meses. O próximo estágio, é para crianças maiores, e o propósito também muda. Segunda etapa do jogo herustíco.
Como temos usado, este tipo de jogo aqui em casa?
Preparei
alguns variações de cestos, para o trabalho de linguagem do meu
bebê. Os cesto de tesouros aqui em casa, são utilizados para
desenvolver os sentidos e também para apoiar desenvolvimento da
linguagem. A partir do momento do nascimento o cérebro dos bebês,
estão programados para aquisição de um ou vários idiomas. Então
esse é o momento, para enriquecer e ampliar o vocabulário, das
crianças. O manejo e manipulação de objetos do cotidiano estimula
a exploração sensorial do mundo e promove uma atividade concentrada
ao longo do tempo . As habilidades motoras finas são reforçadas , a
crianca faz experiências concretas e desenvolve a coordenação
olho-mão . O vocabulário é expandido através da nomeação dos
vários materiais , desenvolvendo a compreensão de conceitos.
Este
trabalho não é feito necessariamente, com os cestos, em um passeio
na floresta, na cozinha, no jardim, folheando um livro para meu
filho. Todas essas ocasiões são apropriadas, para expandir o
vocabulário. Nomeamos os objetos de forma precisa, sem uso da
linguagem de bebês. Na cozinha apresento para ele, os vários tipos
de colheres (colher de chá, colher de pau, colher de sopa, colher de
sobremesa). Em um passeio na floresta classifico, os diferentes tipos
de árvores, os diferente tipo de pássaros. Nós também recolhemos
materias da natureza, como pinhas, castanhas, pedras na praia. E
todos estes materiais, tornam-se base pasa cestos de tesouros. Com a
chegada da primavera, teremos muitas possibilidades lindas, de
trabalhar a linguagem ao ar livre. Nomeando os diferentes tipos de
flores, plantas e incetos.
Por que os pais devem estar atentos, ao período sensitivo da linguagem?
Nos
três primeiros anos de vida a criança, está absorvendo tudo a sua
volta, o nome de todas as coisas e esse processo segue sem esforço.
Aquisição
da linguagem é uma das primeiras fases sensíveis.
Criança usam lábios para formar o som ( através da observação dos adultos )
Com aproximadamente 6 meses, ela articula os primeiros sons e sílabas.
A criança filtra "impressões exteriores " , ruídos, sons, palavras e os sons das pessoas e os imita, ela está expandindo sua linguagem.
Fase de aquisição da linguagem é a fase mais longa, o termino aos 4 anos de idade e inclui a " explosão de leitura e escrita "
Criança usam lábios para formar o som ( através da observação dos adultos )
Com aproximadamente 6 meses, ela articula os primeiros sons e sílabas.
A criança filtra "impressões exteriores " , ruídos, sons, palavras e os sons das pessoas e os imita, ela está expandindo sua linguagem.
Fase de aquisição da linguagem é a fase mais longa, o termino aos 4 anos de idade e inclui a " explosão de leitura e escrita "
http://www.kidsunlimited.co.uk/news-and-blog/Heuristic+Play/21501/
How To Raise An Amazing Child the Montessori Way - Tim Seldin
http://www.bambinogoodies.co.uk/treasure-baskets-from-contented-child/
http://newtonoakley.wordpress.com/2012/04/13/heuristic-play/
How To Raise An Amazing Child the Montessori Way - Tim Seldin
http://www.bambinogoodies.co.uk/treasure-baskets-from-contented-child/
http://newtonoakley.wordpress.com/2012/04/13/heuristic-play/
Nenhum comentário:
Postar um comentário