tt

tt

domingo, 22 de dezembro de 2013

Jogo herustíco parte I - O cesto de tesouros





Cesto de tesouros - materiais naturais


Investigando os objetos


Objetos naturais


Agora com 14 meses, nomeamos todos os abjetos



Fim da atividade


O cesto de tesouros (jogo herustíco), foi cunhado pelo pisicólogo  infantil Elinor Goldschmeid no início dos anos 1980. O jogo herustíco é dividido em duas etapas, é utilizado com crianças, apartir do momento em que elas conseguem sentar, até cerca de 16 ou 18 meses. O próximo estágio, é para crianças maiores, e o propósito também muda. Segunda etapa do jogo herustíco.
Como temos usado, este tipo de jogo aqui em casa?
Preparei alguns variações de cestos, para o trabalho de linguagem do meu bebê. Os cesto de tesouros aqui em casa, são utilizados para desenvolver os sentidos e também para apoiar desenvolvimento da linguagem. A partir do momento do nascimento o cérebro dos bebês, estão programados para aquisição de um ou vários idiomas. Então esse é o momento, para enriquecer e ampliar o vocabulário, das crianças. O manejo e manipulação de objetos do cotidiano estimula a exploração sensorial do mundo e promove uma atividade concentrada ao longo do tempo . As habilidades motoras finas são reforçadas , a crianca faz experiências concretas e desenvolve a coordenação olho-mão . O vocabulário é expandido através da nomeação dos vários materiais , desenvolvendo a compreensão de conceitos.
Este trabalho não é feito necessariamente, com os cestos, em um passeio na floresta, na cozinha, no jardim, folheando um livro para meu filho. Todas essas ocasiões são apropriadas, para expandir o vocabulário. Nomeamos os objetos de forma precisa, sem uso da linguagem de bebês. Na cozinha apresento para ele, os vários tipos de colheres (colher de chá, colher de pau, colher de sopa, colher de sobremesa). Em um passeio na floresta classifico, os diferentes tipos de árvores, os diferente tipo de pássaros. Nós também recolhemos materias da natureza, como pinhas, castanhas, pedras na praia. E todos estes materiais, tornam-se base pasa cestos de tesouros. Com a chegada da primavera, teremos muitas possibilidades lindas, de trabalhar a linguagem ao ar livre. Nomeando os diferentes tipos de flores, plantas e incetos.
Por que os pais devem estar atentos, ao período sensitivo da linguagem?
Nos três primeiros anos de vida a criança, está absorvendo tudo a sua volta, o nome de todas as coisas e esse processo segue sem esforço.
Aquisição da linguagem é uma das primeiras fases sensíveis.
Criança usam lábios para formar o som ( através da observação dos adultos )
Com aproximadamente 6 meses, ela articula os primeiros sons e sílabas.
A criança filtra "impressões exteriores " , ruídos, sons, palavras e os sons das pessoas e os imita, ela está  expandindo sua linguagem.
Fase de aquisição da linguagem é a fase mais longa, o termino aos 4 anos de idade e inclui a " explosão de leitura e escrita "
























Nenhum comentário:

Postar um comentário